Notícias

35 anos do CD e sua recaída no mercado

Há  35  anos  o  Compact  Disc,  conhecido  popularmente  como  CD,  foi  lançado  mundialmente.  Ele  veio  para  substituir  os  discos  de  vinil,  consideradopor muitos como um suporte ruidoso, e foi um formato de mídia dominante na década de 1990. O que não esperávamos era que, em 2017, os discos de vinil estariam mais em alta que o CD.

Dados   sobre   o   mercado   fonográfico   mundial   em   2016,   divulgados recentemente pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), mostrou que o CD vem se tornando uma mídia cada vez mais obsoleta.

Mundialmente as vendas de CD caíram  7,6% em relação a 2015, no Brasil a  queda  foi  de  43,2%.  Comparado  com  as  mídias  digitais,  a  receita obtida com  a  venda  de  CD’s  gerou  22,8%  dos  lucros,  enquanto  os  downloads  e streaming representam 77,2% da receita.

Esses dados influenciam na queda de fabricação dos CD’s e no impulso das mídias  digitais.  Mas  isso  não  quer  dizer  que  os  CD’s  vão  sumir  do mercado.  Assim  como  os  LP’s,  eles  terão  um  nicho  mercadológico  específico,  como  as  pessoas  que  cultuam  as  artes  gráficas  e  não  abrem  mão  de obter as mídias físicas.

Carol Machado

14 de maio de 2017

Comments are closed.