Notícias

40 anos do álbum Trans Europe Express

Kraftwerk é um grupo alemão influente por ser um dos pioneiros na música eletrônica. A banda se formou em 1970 e é atuante até os dias de hoje.

Este ano o álbum Trans Europe Express, sexto disco gravado pela banda, completa 40 anos de existência.

O álbum foi lançado no ano de 1977 em alemão, inglês e posteriormente em francês. Suas músicas foram baseadas no Trans Europe Express (T.E.E.), que era um meio de transporte ferroviário na Europa entre os anos de 1957 a 1984. A ideia do disco veio de um jornalista durante um almoço em Paris com vista para linha férrea, que sugeriu uma música sobre os trens europeus.

Trans Europe Express inspirou várias bandas nos anos 80, é um dos discos mais influentes da história da música popular. A faixa título, em particular, foi sampleada por vários artistas, um dos samples mais conhecidos é “Planet Rock” do Afrika Bambaataa.

No Brasil, o impacto foi ainda maior. Trans Europe Express foi o disco que abriu as portas da música eletrônica para o público brasileiro. Foi a partir desse disco que milhões de brasileiros viraram fãs de Kraftwerk.

O disco foi classificado pela Billboard como um dos mais vendidos da história e a revista Rolling Stone o classificou entre os 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos.

Carol Machado

16 de Abril de 2017

Comments are closed.