Curiosidades

Da prateleira de cima: se com livro se faz, porque não com vinil!

Atualmente, embora o imenso avanço tecnológico venha sendo atingido dia após dia, e vinculado a esse fato, uma gama imensurável de vantagens e facilidades para a vida cotidiana também, onde a cerca de poucos anos atrás não se tinha disponibilizado; com o advento da interconectividade, que de fato derrubou barreiras, tudo vem ficando mais acessível. Entretanto, ainda se pode recorrer a meios e métodos tradicionais para inovar “atualmente” a forma de se buscar conhecimento e compartilhá-lo. Proporcionando assim, o perpetuar de inúmeras formas culturais. Inclusive o ato de apreciar, prestigiar e valorizar o que foi, e atualmente é produzido no mercado musical.

Tendo em vista essa retórica, e enxergando num antigo e mais que conhecido hábito que sempre se costumava fazer na época de estudos, seja no colegial ou na faculdade, duas DJs britânicas, Sophie Austin e Ellie Rendell, concretizaram neste mês de julho (dia 1º) uma ideia a qual ambas esperam que se espalhe e seja implementada em outros locais e países também: a inauguração da 1ª Biblioteca do Vinil – Cidade de Londres – Unit 1, Foulden Road, Stoke Newington, N16 7UU.

Sophie e Ellie já vinham de algum tempo tentando aprimorar suas coleções particulares, quando a ideia de criar uma biblioteca com uma espécie de serviço tipo “aluguel” veio a tona, além de proporcionar uma ótima maneira de juntar os títulos de suas coleções com a de outros aficionados por música. A intenção principal é manter crescente e porque não vivo, o culto a essa mídia que tem mais de 60 anos de serviço prestado, sempre com distinção. Constitui o formato de armazenamento sonoro com maior longevidade em toda a parte. Desta forma, as pessoas podem compartilhar seus gostos e conhecimentos com a nova geração, totalmente inserida e voltada ao mundo digital, mas que ainda não foi introduzida ao vinil.

Ambas confiam na relação que pode ser formada com várias outras pessoas que gostam desta ideia, onde os títulos para a formação do acervo desta biblioteca têm sua origem em sua grande maioria de muitas doações, e sempre com disposição para se receber mais. Além disso, qualquer pessoa pode visitar a biblioteca sem pagar nada e ouvir, em loco os discos, tendo a disponibilidade de se levar prá casa os álbuns que desejar (num limite de 5 unidades) mediante o pagamento de 1£ para se tornar um membro.

Embora num primeiro momento fique a percepção de que as obras estariam sujeitas a falta de cuidados de alguns que poderiam agir de má fé, as idealizadoras do projeto têm a concepção de que quem visitar a biblioteca estará interessado na música, e vai tratar esta ideia com respeito, assim como os discos que desejar ouvir. Além disso, será solicitado um depósito de segurança àqueles que optarem em levar discos para ouvir em casa. Será estabelecida uma relação de confiança onde quem provar boa fé e zelar por aquilo que estará a sua disposição, poderá levar mais álbuns. Uma identificação com foto e um comprovante de residência serão necessários também.

Desta forma, dentro de pouco tempo, as Djs idealizadoras têm a intenção de criar um espaço dentro da biblioteca para exibir documentários sobre tudo envolvendo música em telões, além de ministrar aulas e sessões para quem deseja aprender os primeiros passos da profissão: DJ.

Aproveitando que a matéria está relacionada a questão de formas de buscar, compartilhar e aprimorar conhecimento, em especial relacionado a música, como de habitual, seguem dois links para os aficionados ou até curiosos por todo tipo de assunto vinculado a esse campo, sobretudo aos equipamentos utilizados para reprodução do que de melhor vem sendo produzido:

* Neste link se poderá encontrar manuais relacionados a toca-discos (várias marcas) e seus componentes (braços e agulhas), de catálogos e documentos técnicos para buscar a melhor performance do equipamento. Para efetuar o download um simples cadastro é necessário ser efetuado. Importante: (Vide mensagem que o site enfatiza a respeito do conteúdo dos materiais na parte inferior da página).
www.vinylengine.com/library.shtml

* Aos amantes da famosa e conhecida MK II, o link de atalho:
www.vinylengine.com/library/technics/turntables.shtml

Mais uma vez mandando um grande abraço aos internautas e Idealizadores do “Junto e Mixado” – Música Sem Fronteiras!

Marcelo S. Cruz

03 de julho de 2013

Comments are closed.