Notícias

Dia do Disco de Vinil

O disco de vinil foi difundido no início da década de 1950 para substituir os quebradiços discos de goma-laca, que possibilitavam um tempo de gravação bastante reduzido por lado do disco e uma qualidade sonora não muito fiel. Ao contrário do seu antecedente, o vinil possui em sua matéria prima, propriedades que permitem melhor qualidade sonora, além de ser uma mídia leve, resistente e de fácil manuseio.

Estamos falando do vinil porque dia 20 de abril é comemorado o Dia do Disco no Brasil. Este dia é uma homenagem ao músico Ataulfo Alves, que veio a falecer no dia 20 de abril de 1968. Dez anos depois, em 1978, foi instaurado no Rio de Janeiro o Dia do Disco.

Alguns consideram que o Dia do Disco é 12 de agosto, dia que Thomas Edison anunciou a invenção do primeiro fonógrafo, em 1877. Outra data de comemoração foi instituída nas edições anuais do evento “Record Store Day”, que é um encontro de proprietários de lojas de discos que acontece desde 2007, considerado uma data de comemoração mundial.

Independente de qual data você escolher, o importante é celebrar o disco de vinil e sua importância na cultura.

Carol Machado

23 de Abril de 2017

Comments are closed.