Notícias

Morre, aos 61 anos, DJ Marcão da Cash Box

Faleceu na madrugada de sábado, dia 12 de maio de 2018, aos 61 anos de idade, o DJ Marcão, conhecido por ser o criador da famosa equipe de som Cash Box. 

 De acordo com seu depoimento para o documentário “A História da Equipe Cash Box”, produzido por Humberto DJ, Marcão conta que iniciou sua carreira aos 14 anos de idade, gravando fitas K7 em casa para usá-las em seus pequenos bailes. Ele gostava de gravar as músicas dos programas noturnos, que tinham menos vinhetas e pouca interrupção dos locutores, assim ele conseguia pegar a música na íntegra. 

 No documentário ele cita nomes como Big Boy, Ademir Lemos, Luizinho Disc Jockey Soul e Cidinho Cambalhota como suas principais referências e amigos que o ajudaram na formação do que viria a ser a Cash Box, cujo primeiro baile foi feito em 19 de janeiro de 1974.  

 Além dos toca-discos, Marcão usava também um deck de rolo para se apresentar enquanto os DJs de outras equipes usavam apenas toca discos. Isso fez com que ele tivesse certo privilégio no acesso e na reprodução de novidades musicais em seus bailes. Marcão foi muito criticado por isso, mas via vantagem em usar as fitas para ter acesso ao que quisesse.  

 A Cash Box foi uma das poucas equipes de som do RJ que possuía um acervo próprio composto por discos e fitas de rolo. Marcão contou este fato com orgulho no documentário, pois era comum ter bailes acontecendo com discos alugados de DJs ou de outras equipes, afinal, a música era o que movia milhares de pessoas aos bailes.  

 O nome Cash Box foi baseado em uma vinheta da Rádio Mundial que anunciava as músicas que apareciam na “Lista Top 100” da revista norte-americana Cash Box. O símbolo da equipe era um coelho e seu slogan era “ O Som Acima do Normal”. 

 A equipe também foi a pioneira em usar vinhetas durante suas apresentações e uma das poucas que passou pela transição de estilos dos bailes entre o período de 1970 aos anos 2000.  

 Clever DJ e DJ Guimyts tiveram a oportunidade de assistir DJ Marcão atuando em 2013 aqui em Belo Horizonte. 

Carol Machado

13 de maio de 2018

Comments are closed.