Curiosidades

Seu Osvaldo, o maestro invisível, primeiro DJ de bailes de música mecânica do Brasil

Caros amigos do Junto e Mixado, em minhas buscas pela Internet sobre a cultura DJ, achei mais uma informação muito importante para cena do DJ. Trata-se de um curta sobre o primeiro DJ de bailes de música mecânica do Brasil, seu Osvaldo. Seu sobrinho neto é o Grandmaster Ney, reconhecido DJ da época das grandes equipes de baile como a Zimbabwe e Chic Show.

Em 1957, Osvaldo foi considerado um maestro invisível, pois criou um baile onde o som começava, com as cortinas do palco fechadas, dando a impressão de ser um show de uma orquestra, porém, após um hora de música as cortinas eram abertas e então o “DJ” era revelado. Para isso, seu Osvaldo criou amplificadores valvulados de 100W para a reprodução do show. Claro, nessa época não existia DJ de baile, apenas profissionais de rádio, conforme relato dos produtores.

Também foi o criador do baile na praia, onde fazia reprodução de som mecânico em espaço aberto. Seria então as raves da época? Seria um visionário?

Por trabalhar em uma loja de montagem de aparelhos de áudio de alta fidelidade, como pré-amplificador e potências, ele importava discos de vinil para os clientes de boa renda dessa loja e conseguia, pelo volume, comprá-los a preço de custo, criando sua coleção. Para os pequenos bailes no início da sua carreira, utilizava um toca-discos automático que conseguia empilhar 10 discos e trocá-los de forma “programada”.

Seu Osvaldo parou de discotecar em 1968. Em 1995 se aposentou como técnico de rádio e TV. Em 2006, uma notícia em um jornal anunciava que aos 73 anos, o primeiro DJ do Brasil voltava a tocar.

Assista o vídeo abaixo com essa história na íntegra.

httpv://www.youtube.com/watch?v=QulTcEZSCAc

CleverDJ

15 de abril de 2013

Comments are closed.